Maio 10, 2024

Free Guy

4 min read
free guy

Free Guy é um filme de 2021 produzido pela 20th Century Studios  e dirigido por Shawn Levy (O grande Mentiroso, Doze é demais e a trilogia Uma Noite no Museu) a partir do roteiro de Matt Lieberman e Zak Penn.

O filme estreou em 13 de agosto de 2021 nos cinemas norte-americanos, pela Walt Disney e Studio Motion Pictures arrecadando 331 milhões em todo mundo. Tem como destaque Ryan Reynolds, Jodie Comer e Taika Waititi em seu elenco.

A crítica foi favorável e no Imdb ele recebeu a nota 7,2 de 10. Podemos dizer que o filme se saiu bem tanto pela arrecadação quanto o gosto do público.

Sinopse

Em Free Guy – Assumindo o Controle, Guy é um personagem não-jogador (NPC) em Free City, um jogo de RPG online multijogador massivo (MMORPG) desenvolvido pela Soonami Studio. Sem saber que o mundo em que vive é um videogame, ele trabalha como caixa de banco ao lado de seu melhor amigo, o segurança do banco Buddy, em uma entediante rotina.

No mundo real, Millie Rusk está tentando encontrar evidências de que o código-fonte que ela escreveu junto com seu amigo Walter “Keys” McKey foi roubado pelo desenvolvedor chefe de Soonami, Antwan Hovachelik. No jogo, Millie, que joga como Molotov Girl, chama a atenção de Guy cantando sua música favorita, “Fantasy” de Mariah Carey, e ele começa a se desviar de sua programação.

Pegando um par de óculos de sol de um jogador roubando o banco, Guy vê Free City através de uma versão única da interface do jogador e surpreendentemente vira um jogador. Agora ele precisa aceitar sua realidade e lidar com o fato de que é o único que pode salvar o mundo.

Adoro Cinema

Trailer

Elenco

  • Ryan Reynolds como Guy – Nosso Dead Pool!
  • Taika Waititi com Antoine – Excelente!
  • Jodie Comer como Menina Molotov (Molotov Girl) – Premiada por Killing Eve
  • Utkarsh Ambudkar como Mouser
  • Joe Keery como Keys – Faz parte da melhor dupla de todos os tempos de Stranger Things.
  • Camille Kostek como Bela
  • Lil Rel Howery como Buddy
  • Britne Oldford como Missy

Free Guy – Um filme good vibes

O filme é divertido, como sempre Ryan Reynolds está exercendo um tipo de papel, onde ele pode usar esse humor característico e meio inocente de Guy.  Guy é um personagem vivo que entende sua realidade como vida real e o humor que surge entre ele e os jogadores em seus Avatares é o que me trouxe esse sentimento.

O filme tem uma estética baseada nos jogos de mundo aberto onde os jogadores podem ir evoluindo os seus personagens. Porém o filme não se baseia nisso, na verdade ele traz uma premissa maior que é não é aprofundada. A ideia de uma inteligência artificial ganhar vida. O filme só dá uma pincelada nessa ideia, pois na verdade o que eles querem é entreter e não entrar um tema meio hard sci-fi.

Outra temática que é abordada no filme é da comunidade tóxica desses jogos. Onde o jogador pode fazer qualquer barbaridade dentro daquele mundo sem pensar muito nas consequências. Nós sabemos que crimes acontecem nesse universo, principalmente relacionado a misoginia e racismo e que muitas pessoas se escondem sob seus Avatares para ofender outras pessoas.

A principal ideia que eu gostaria de levantar nesse ponto é: Se um programa de computador ganha consciência ele passa a estar vivo? Qual seria a tratativa legal para este novo tipo de vida? 

Como disse, o filme não tem essa ideia, mas levanta a bola para pensarmos no assunto.

Guy desperta pela força do amor, mais brega impossível, claro que não é um defeito. Como gosto de comédias românticas achei até legal, principalmente porque ele é um reflexo do que Keys vê em Molotov. E portanto meio que vemos uma declaração de amor de um Nerd sendo expressado pelos sentimentos de um NPC em um game. Bem legal!

Guy acaba saindo da caverna e com o tempo começa a mudar o comportamento do restante dos NPC dos games e pelo que eu entendi a programação criada para o jogo desenvolvido por molotov e keys traz a possibilidade desses personagens evoluírem e ganharem vida. 

O filme é interessante e leve, então faz aquela pipoca, separa os chocolatinhos e uma bebidinha e curte que a experiência é bem válida.


Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais!!!

3 min read
caixolanews15 3 min read
dead rock 2 min read
caixolanews 2 min read
Copyright CaixolaNerd© All rights reserved. | Newsphere by AF themes.