Maio 10, 2024

Sandman – Nana neném!

4 min read
Sandman

Sandman a nova série da Netflix baseada na HQ de mesmo nome de Neil Gaiman é uma maneira excelente de mostrar que existem maneiras de se fazer uma adaptação.

A série chegou no streaming em 5 de agosto e eu maratonei tudo no final de semana e hoje venho trazer minhas sinceras considerações sobre esta série maravilhosa.

Tecnicalidades

Sandman da Netflix foi criada por Allan Heinberg e tem como produtor executivo o Neil Gaiman, o que sabemos que é uma boa coisa já que sua presença em  Deuses Americanos e Belas Maldições trouxeram um resultado bem positivo.

No elenco como o perpétuo Sonho temos Tom Sturridge e no restante do elenco:

  • Gwendoline Christie como Lúcifer Nossa querida Brienne de Game Of Thrones
  • Vivienne Acheampong como Lucienne
  • Boyd Holbrook como Corinthian
  • Charles Dance como Roderick Burgess
  • Asim Chaudhry como Abel
  • Sanjeev Bhaskar como Cain
  • Kirby Howell-Baptiste como Morte
  • Mason Alexander Park como Desire
  • Donna Preston como Despair
  • Jenna Coleman como Johanna Constantine
  • Joely Richardson como Ethel Cripps
  • David Thewlis como John Dee / Doutor Destino
  • Kyo Ra como Rose Walker
  • Stephen Fry como Gilbert
  • Razane Jammal como Lyta Hall
  • Sandra James-Young como Unity Kinkaid
  • Patton Oswalt como Matthew (voz)

Trailer – Sandman

Sandman – Pensamentos da Caixola

Sandman é uma incrível adaptação, acho eu que para quem leu os quadrinhos a série tenta representar esses dois primeiros arcos tratados na série que seriam o Prelúdios e Noturno e Casa de Bonecas.

A premissa leva todos os pontos principais tratados na HQ, na primeira parte temos Sonho sendo aprisionado e seus itens roubados. Após sair de seu cativeiro ele vai em busca de seus pertences e isso o envolve com Joane Constantine que faz as vezes de John Constantine que provavelmente não pode ser usado na série devido a direitos autorais. Após o encontro com a maga ele consegue sua algibeira de volta. 

Depois vai ao inferno encontrar o demônio que roubou seu elmo. Após um embate de conceitos que ficou esteticamente incrível, Sonho derrota Lúcifer e consegue seu Elmo, trazendo a ira do Senhor do Inferno (Claro que  após algumas cenas percebemos que estes ainda irão se encontrar novamente).

Por último falta sua jóia que estava com John Dee, conhecido como Dr. Destino que após sua tentativa de destruir o sonhar ele acaba sendo derrotado por Sandman que consegue sua última ferramenta.

O mais interessante é que todo plano de Burgess na primeira temporada é arquitetado por Coríntio, um pesadelo criado por Sandman que tinha a vontade de viver no mundo desperto.

Sandman nessa primeira etapa fica aprisionado por cem anos o que leva várias pessoas a não acordar. Os médicos então acharam que essa era uma doença que mais tarde ficou conhecida como Encefalite Letárgica. 

“Obs: Essa doença realmente existiu e tomou conta da Europa e América do Norte no Século XX, uma doença que tinha como principal característica a vítima ser incapaz de se mover ou se comunicar”

Sandman

Disso prosseguimos para a próxima parte adentrando o arco Casa de Bonecas, uma das pessoas que ficou desacordada era Unit Kincaid. Durante o sono ele acaba engravidando e sua descendente mais próxima é sua bisneta chamada Rose Walker.

Veja também: Órfã 2 promete ter reviravolta tão boa quanto o primeiro filme

A trama envolve Sandman descobrindo que Rose é um vórtice que nada mais é do que uma pessoa que pode caminhar pelos sonhos das pessoas e que de certa forma atrai todos os sonhos para si. 

Como ela atrai os sonhos, Sandman começa a usar a menina para recuperar os pesadelos desgarrados que acabaram fugindo do mundo dos sonhos na sua ausência.

Entre eles estão Coríntios, Verde do Violinista e Gaul que aos poucos vão aparecendo no caso de Gaul e Coríntio, eles são capturados e destruídos, já o Verde do Violinista ele volta pacificamente para o sonhar e toma sua forma verdadeira.

Após isso Sandman tem que tomar uma decisão complexa que é matar Rose Walker já que o vórtice pode destruir o sonhar. Porém sua Bisavô Unit que ficou dormindo por praticamente toda a sua vida fica no lugar da bisneta já que na verdade ela seria o vórtice original dessa era, porém sua condição foi passada para sua descendente no caso Rose.

Quando Unit se entrega, Sandman descobre que isso tudo aconteceu por conta de seu irmão mais velho, Desejo. Desejo é que engravida Unit e faz com que o vórtice seja passado para a próxima geração. Como filha de Desejo, Rose seria um perpétuo e Sandman ao matá-la ficaria vulnerável e poderia ser morto por qualquer um.

Aqui vale uma explicação: os perpétuos são imortais e não podem matar seres humanos a menos que estes comecem a destruir os seus reinos o que afetaria a humanidade como um todo. 

Como qualquer adaptação existem algumas diferenças entre a série e os quadrinhos porém eu achei que a essência e timeline foi mantida, os efeitos especiais e atuações estão muito bons e os personagens são bem cativantes, é uma série excelente um bom trabalho que a Netflix apostou.

Sobre o Autor

4 thoughts on “Sandman – Nana neném!

  1. Pingback: Enola Holmes 2 -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright CaixolaNerd© All rights reserved. | Newsphere by AF themes.